terça-feira, 21 de maio de 2013

A batalha do carro elétrico

A Tesla é uma empresa que faz carros elétricos. Lindos, sofisticados e - aparentemente - os melhores do mercado.
O Model S é atualmente um objeto de desejo em todos os Estados Unidos:



Mas a empresa resolveu inovar na comercialização e abriu mão de ter concessionárias. A própria fábrica tem lojas para vender seus carros.

tesla store

É uma aposta complicada, porque o lobby das concessionárias se indignou e saiu para a retaliação.
No Texas a Tesla já está proibida de vender carros em suas lojas, os funcionários podem apenas mostrar o produto e promover test drives. Em outros estados as concessionárias estão pressionando os legislativos por leis semelhantes.
É jogo duro.
Mas há uma brecha: vendas pela internet são permitidas em todos os estados, e a Tesla então está investindo nesta brecha, e vendendo bem. Mas novamente há um problema: ela não pode entregar diretamente os carros, tem que contratar outra empresa para o transporte e entrega.
Mexer contra o corporativismo é sempre difícil e penoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário